Portada del sitio > LITERATURA > Crónicas > A lasanha
Grabar en formato PDF Imprimir este artículo Enviar este artículo a un amigo

A lasanha

Luciano Lima de Oliveira

Brasil



Ao final das compras de sábado e com o estômago vazio, a imagem da lasanha no panfleto era convidativa. O cartaz mostrava-a recém saída do forno, ou seja, quentinha e derretendo-se toda.O molho de tomate misturado àqueles temperos e condimentos me aguçava cada vez mais a gula.Fui ao restaurante saboreá-la.
Ao chegar lá, a moça olhando-me estupidamente, e eu também não sabia o que falar: a imagem da lasanha calava-me. Por fim pronunciei algumas sílabas guturais: “que-la-anha”. A moça prontamente me atendeu. Antes a tinha visto exposta no balcão à entrada do restaurante.Aquela imagem: uma lasanha completa, inteirinha, coberta com uma também completa camada de queijo e outra posterior de presunto.Ao redor, grande quantidade de condimentos que não sabia e ainda não sei o nome.Já a degustando, comprovei a verdade da asserção que diz que a digestão começa com a apreciação: a mesma sensação de quando eu estava próximo ao panfleto; o prazer de mastigar o que é duro, atenuando-o com o contrário, o molho, que, aliás, não estava nada frio.
Terminada a última garfada, a sensação de prazer saciado, alegria satisfeita pelo paladar, intercalado apenas por um silencioso arroto proveniente da digestão.Sim, era chegado o fim do banquete.Desejar, imaginar, ver e comer, todos esses sentimentos e sentidos, aguçados naquele saboroso prato de sábado: lasanha.

Este artículo tiene © del autor.

687

Comentar este artículo

   © 2003- 2015 MUNDO CULTURAL HISPANO

 


Mundo Cultural Hispano es un medio plural, democrático y abierto. No comparte, forzosamente, las opiniones vertidas en los artículos publicados y/o reproducidos en este portal y no se hace responsable de las mismas ni de sus consecuencias.

Visitantes conectados: 22

Por motivos técnicos, reiniciamos el contador en 2011: 3334074 visitas desde el 16/01/2011, lo que representa una media de 615 / día | El día que registró el mayor número de visitas fue el 25/10/2011 con 5342 visitas.


SPIP | esqueleto | | Mapa del sitio | Seguir la vida del sitio RSS 2.0