Portada del sitio > LITERATURA > Cuentos > EU E OS MEUS PAPAGAIOS
{id_article} Imprimir este artículo Enviar este artículo a un amigo

EU E OS MEUS PAPAGAIOS

Luciano Lima de Oliveira

Brasil



Desde o amor vivido em profundidade ao abandono simplesmente pelo ser amoroso, não sabemos até onde podem chegar os desígnios da paixão.
Pois não é que a imagem da moça que brincava com o seu periquito na janela me fez lembrar de Frida; Sim, Frida Kahlo, pintora mexicana, namorada do também pintor, e mexicano, Diego Rivera. A lembrança veio-me não de seu tempo de paixão intensa, porém do momento de abandono. a comparação é válida, uma vez que se ajusta àsituação vivida pela moça que não é nada mais, nada menos do que minha vizinha .
Eu e os meus periquitos, perdão, papagaios foi a obra de Frida que me lembrei para comparar com o drama vivido por aquela moça, e minha vizinha, chamada Maria.
Maria, moça jovem, pequena e magra de corpo, talvez nem chegue a 1,55 cm de altura e 50 kg de peso, quiçá excessivos, branca, o que não quer dizer, uma vez que é brasileira, que o sangue mestiço não corra em suas veias, olhos e cabelos castanhos, boca pequena, nariz grande e afilado, tudo isso justaposto ao seu belíssimo sorriso de virgem, agora devo contar, Maria foi abandonada na casa da tia em plena lua- de- mel.
a paixão não poderia ser duradoura, visto que Carlão, o marido, era um perfeito galanteador . Depois de provar do fruto proibido, rejeitou-a deveras. A última solução encontrada por ele fora uma viagem a sua terrinha, a Bahia. Em vão. Passada uma semana, chegara àcasa de Nazaré, tia de Maria, confidenciando-a:
--- ficas um pouco mais com tua tia, logo virei buscar-te.
E assim se passaram semanas, quinzenas, meses, anos e Maria pacientemente o esperando, confidenciando os seus papagaios ao seu periquito carinhosamente chamado de Chiquito.
Como ia dizendo, talvez os eventuais psicólogos ou psicanalistas que estiverem me lendo dêem sustentação científica àminha alusão, Maria simplesmente substituiu o amor que tinha por Carlão para o pequeno periquito. Estranhos desígnios o da paixão, porém tudo verdade.
Mas como tudo que digo é pura verdade, sem nenhum pingo de mentira (saliento), Maria chegou ao cúmulo de... Calado! Basta! Como ia dizendo, Maria chegou ao cúmulo de assemelhar-se a Frida Kahlo; sim, a pintora mexicana e namorada do também pintor mexicano, Diego Rivera. Estranhos desígnios o da paixão. É isso...

Este artículo tiene © del autor.

1779

   © 2003- 2023 Mundo Cultural Hispano

 


Mundo Cultural Hispano es un medio plural, democrático y abierto. No comparte, forzosamente, las opiniones vertidas en los artículos publicados y/o reproducidos en este portal y no se hace responsable de las mismas ni de sus consecuencias.


SPIP | esqueleto | | Mapa del sitio | Seguir la vida del sitio RSS 2.0